"O verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo." Antoine de Saint-Exupéry

A FORÇA, para além de ser uma grandeza do tipo vetorial definido a partir das informações de valor numérico, direção e sentido e estar associado a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc. o entendimento dessa grandeza é algo intuitivo e muito mais grandioso.

Tu nunca sabes a força que tens, até que a tua única alternativa é ser forte.

Johnny Depp

Desenvolver a Força Mental

A força mental é uma das habilidades que mais precisamos desenvolver para superar as adversidades, aproveitar as oportunidades, desenvolver gestão emocional, resiliência, conquistar sucesso pessoal e profissional e alcançar a felicidade.
Com a ajuda do autoconhecimento, é possível desenvolver a força mental com 5 dicas de exercícios:
– Eliminar crenças limitantes.
– Aprender a focar no positivo. 
– Desenvolver gestão emocional.
– Reciclar e renovar as tuas energias.
– Fazer Coaching.

Porque quando nos conhecemos, ganhamos a capacidade de analisar, estabelecer limites e libertar tudo o que não nos acrescenta e todos que sugam a nossa energia, diminuindo a nossa FORÇA.

O que fazemos, e quão bem controlamos nossa atenção a serviço dos nossos objetivos, torna-se parte do ambiente que ajudamos a criar e que, por sua vez, nos influencia. Essa influência mútua molda quem e o que nos tornamos, desde a nossa saúde física e mental até a qualidade e duração da nossa vida.

Walter Mischel

Hábitos Saudáveis

Ninguém nasce mentalmente forte. Mas há pessoas mais capazes de enfrentar medos e combater inseguranças. E tudo isso passa por colocar em prática algumas ferramentas e hábitos para uma melhor gestão de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Falamos de “exercícios” regulares, não extenuantes mas que exigem consistência, fundamentais para que seja possível encontrarmos a versão mais forte de nós mesmos.

Trabalhar a vertente psicológica pode ajudar a superar desafios, a recuperar do fracasso e até a sair da zona de conforto – algo essencial para viver melhor. Seis hábitos que as pessoas mentalmente fortes adotam:

1 – Definir objetivos
Pessoas mentalmente fortes não olham para a vida de forma passiva. Quer queiram aprender um novo idioma ou estabelecer uma meta de condicionamento físico, desafiam-se constantemente a aprender coisas novas e alcançar novos níveis de conquista.

Desafiando-se a alcançar novos objetivos, mesmo que não tenham sucesso, são capazes de aprender com o processo.

2 – Praticar a gratidão
Em vez de pensarem que merecem melhor, as pessoas mentalmente fortes reconhecem que têm mais do que merecem. São gratas por tudo, desde a água limpa que bebem até aos amigos que têm. A gratidão ajuda-as a darem o melhor de si.

3 – Cuidar de si próprio
Algumas pessoas acreditam que cuidar de si é um sinal de fragilidade – acham que oito horas de sono são para os fracos, e relaxar na praia é para os preguiçosos.

Mas as pessoas mentalmente fortes reconhecem que precisam de recarregar as baterias se quiserem ser as melhores. Também sabem que diversão não é inimiga do sucesso, mas uma parte boa da vida. Fazem do auto-cuidado uma prioridade.

4 – Estabelecer limites
Sabem que é importante construir uma vida propícia ao desenvolvimento da força mental, e que a melhor maneira de fazer isso é estabelecer limites saudáveis.

Este tipo de pessoas não se desculpa por dar importância e proteger o seu tempo, o seu dinheiro e a sua saúde mental. Se isso significar recusar educadamente um trabalho, uma atividade ou dizer não, elas vão fazê-lo para agir de acordo com os seus valores.

5 – Tempo para estar sozinho
Estas pessoas não evitam experiências sociais, mas sabem criar tempo para si mesmas e não têm medo de ficar sozinhas com os seus pensamentos. Mas isso não significa que pensem demasiado nas coisas. Em vez disso, utilizam o tempo para resolver problemas, refletir e planear de maneira produtiva.

Esse tempo sozinhas ajuda-as a saber quem são, para que possam continuar a sentir-se confortáveis ​​na sua própria pele.

6 – Provar que está errado
Pessoas mentalmente fortes sentem insegurança assim como todos os outros, mas não se deixam levar por pensamentos negativos. Mesmo quando a cabeça lhes diz para não fazerem alguma coisa, elas põe esses pensamentos à prova e seguem em frente de qualquer maneira.

E mesmo quando acham que não podem ter sucesso, esforçam-se para tentar ultrapassar as barreiras. Todas as vezes que provam estarem errados, treinam o cérebro para olhar os erros como uma experiência.

Tu ganhas força, coragem e confiança através de cada experiência quando tu realmente páras e encaras o medo de frente.

Eleanor Roosevelt

Melhorar a Energia Mental

São hábitos simples que podes incorporar com facilidade ao teu dia a dia para melhorares a energia mental:
– Controlar o stress.
– Praticar exercício físico. 
– Ter uma alimentação saudável e equilibrada.
– Beber muita água.
– Ter uma boa rotina de sono – deitar e acordar cedo.
– Meditar diariamente.
– Fazer várias respirações conscientes.
– Praticar Yoga com regularidade.
– Praticar diariamente a Gratidão.
– Praticar com regularidade o Perdão.
– Desfrutar de atividades sociais.
– Cuidar do teu coração.
– Estimular a mente.
– Adotar técnicas simples para melhorar a memória.
– Definir metas/objetivos mensuráveis.

A força não vem de vencer. As tuas lutas desenvolvem as tuas forças. Quando atravessas dificuldades e decides não te render, isso é força!

Arnold Schwarzenegger

Importância da Força de vontade

A força de vontade está conetada à ação, persistência e superação. Ou seja, é o combustível que dá movimento às nossas motivações.

Por exemplo, quando temos como objetivo adquirir hábitos saudáveis, abandonar um comportamento autodestrutivo ou dar sequência às etapas de um projeto. Mesmo que estejamos profundamente motivados a seguir tais planos, isso não basta!

Motivação, por mais nobre que seja, é apenas uma ideia.

É com a força de vontade que o objetivo se torna um exercício concreto.

Acredita-se que a força de vontade seja um dos principais determinantes do sucesso pessoal e profissional. Comumente chamada de ‘autodisciplina’, a força de vontade é o que nos ajuda a criar mudanças positivas duradouras em nossas vidas. É a força interior que nos ajuda a avançar em direção aos nossos objetivos, apesar dos desafios que inevitavelmente acontecem no caminho.

Oksana Tunikova

Qualquer forma de autocuidado (físico ou mental) também carece de força de vontade para ser efetiva. Afinal, é por meio da repetição que as boas escolhas entregam os melhores resultados. 

Força de vontade é a capacidade de controlar a ti mesmo e as decisões que tomas.

James Clear

O que está ao teu alcance?

Tens ao teu dispor várias ferramentas que te ajudam na prática do desapego, através de Terapias de Desenvolvimento Pessoal: Curso de Gestão de Emoções, Minicurso Caminho da Felicidade, Programa Reborn, Programa Alquimia d’Emoções, Programa Círculos de Despertar da Essência Feminina, Coaching. Assim como, Terapias Alternativas e Holísticas que te ajudam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual: Reiki, Cristaloterapia, Barras de Access, Meditação e Mindfulness, Yoga do Riso, Círculos do Despertar e de Cura, Massagem Aromática, Yoga.

A Força é uma energia imensurável que faz com que o ser humano consiga mover montanhas até atingir o objetivo a que se propõe.

Diana Pinto

Desenvolvi um Curso Online onde poderás Aprender a Gerir as Tuas Emoções em 30 dias.

Também podes acompanhar o meu trabalho na minha Página do Facebook e entrares no Canal do Telegram da Comunidade Online.

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos e familiares.

Grata pela tua atenção

Diana Pinto

Diana Pinto

Ajuda pessoas que se sentem cansadas emocionalmente a terem uma vida mais equilibrada, tranquila e FELIZ no seu dia-a-dia.

Mais artigos:

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email