Hoje tive alta hospitalar de uma das especialidades que me acompanhava desde o 1° minuto da minha admissão no IPO Porto.
Foi um misto de felicidade, por as coisas estarem bem encaminhadas, e nostalgia acompanhada de incerteza e medo do futuro. Com o fecho desta etapa, veio uma reflexão destes 6 anos (5 desde a cirurgia): do tanto que sofri, o tanto que ultrapassei, o tanto que mudei; do salto quântico e da mudança, a nível profissional, que me fez arriscar em áreas diferentes da minha formação inicial, que me fez sair da minha zona de conforto e abrir um espaço de terapias integrativas: desenvolvimento pessoal, alternativas e holísticas.
Olhando para trás, tenho saudades de quem eu era, mas tenho ORGULHO em quem me transformei!
Sou grata por tudo o que conquistei, dos obstáculos que ultrapassei, pelas pessoas que encontrei pelo caminho, que se tornaram luz e mesmo aquelas que me quiseram derrubar mas NÃO CONSEGUIRAM!
Nem todos os dias são de SOL!
Há dias de tempestade (muitos dias), principalmente tempestades internas que fazem duvidar de mim, das minhas capacidades, medos que, momentaneamente, me assombram e fazem-me recuar!
Mas também há dias de Sol, em que a criatividade fala mais alto e a ESPERANÇA de dias melhores virão e que me fazem avançar sem MEDOS.
Somos seres emocionais e daí a necessidade de reconhecer e aceitar que todas as emoções existem por algum motivo e permitir senti-las, mas sem deixar que os ESTADOS EMOCIONAIS nos dominem.
É ter a capacidade de controlar a minha vida, assumindo a responsabilidade do resultados que alcanço.
É olhar de dentro para fora e entender a causa dos meus resultados.
É saber identificares o meu estado emocional e saber regular e alterar o meu estado emocional.
É saber quando dar um passo atrás para depois dar dois em frente.
É saber procurar um caminho acompanhado daqueles que me incentivam a voar mais alto e deixar ir o que (ou quem) não nos acrescenta.
Se quiseres ser uma águia não converses com galinhas; se quiseres voar como uma águia não andes com patos; se quiseres voar entre as águias não vivas entre perus!
São muitas as marcas físicas, mas também emocionais que todo um processo de cancro deixa no doente, mas também na sua família. O medo constante de uma recidiva, pode tornar a vida dos familiares do doente com cancro e o próprio doente, numa luta incessante de uma vida normal, que NUNCA mais chegará!
A vida é feita de Inícios e Reinícios, não tenhas medo de arriscar! Segue em direção aos teus sonhos!
Se estás a passar ou passaste por situação semelhante, partilha comigo o que sentiste quando começaste a ter alta hospitalar.
Desenvolvi um Ebook sobre 10 Sinais de Burnout Emocional, que poderás descarregar grátis e partilhar com alguém que aches que faça sentido.
Também desenvolvi um Curso de Gestão de Emoções caso queiras te conhecer melhor e desenvolver esta competência, aprendendo a gerir as tuas emoções mas também aprender a lidar com as adversidades e com o mundo exterior.
Também podes acompanhar o meu trabalho na minha página do Facebook , Instagram e entrares no Canal do Telegram da Comunidade Online.
Se também queres te autoconhecer e não sabes como o fazeres, se precisas de ajuda, contata-me através dos meios disponíveis.
Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos e familiares.
Obrigada