Organização

"Organizar é arte, planear faz parte!" Karyne Santiago

Quando falamos de organização, temos tendência a pensar apenas na organização material, de coisas e espaços, mas esquecemos que a organização deve passar, em 1º lugar, pelo nosso interior. A forma como a nossa vida está organizada, reflete-se como nós nos sentimos internamente. Ou seja, se não te consegues organizar internamente, isso vai-se refletir no meio ambiente onde te encontras inserido. Ao mesmo tempo que, se vives ou trabalhas num ambiente desorganizado, irá ter impacto mental e emocional, causando stress e ansiedade.

A organização é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada, por isso, se sentes que não és uma pessoa organizada, então este artigo é para ti!

Neste artigo iremos falar sobre como nos organizar internamente e algumas dicas para colocares em prática para manteres o teu espaço físico, assim como os teus relacionamentos, organizados.

A organização não é tudo, mais sem ela o tudo vira nada.

"

Desenvolver a Organização Interna

E por é que a organização deve começar dentro de nós?

Quando não estamos bem connosco, dificilmente somos capazes de manter um relacionamento saudável, seja ele pessoal ou profissional.

Quando não estamos com a cabeça em ordem, dificilmente conseguimos ter produtividade e fazer o trabalho render.

Quando nós mesmos não conseguimos manter a ordem no nosso quarto, dificilmente seremos exemplo para os nossos filhos.

E, por falar na nossa casa, não adianta tapar o sol com a peneira. Até podes dar um jeito na desordem, mas com o padrão de comportamento, a confusão irá se instalar novamente. Por isso, antes me mais, vamos começar a organização por dentro!

Algumas DICAS para iniciares a tua Organização Interna:

  • Tudo tem energia, os objetos também têm energia, por isso, começa por colocar de lado todos aqueles que já não fazem mais sentido manter, por exemplo, roupas, livros, cd’s, brinquedos… retira tudo! Poderás vender, doar ou deitar fora aquilo que não dê para ser utilizado por outras pessoas. Ao fazeres este trabalho, estás a abrir espaço para novas energias.
  • Reavalia a tua rotina e percebe quais as atividades que não colaboram podem perder espaço ali, como por exemplo, demasiado tempo nas redes sociais ou em frente à TV… E quais atividades positivas podem entrar, como por exemplo, uma caminhada, meditação, yoga, ler um livro, ver um vídeo inspirador,… ou seja, trocar hábitos ruins por hábitos saudáveis.
  • Cuidar do corpo através de uma alimentação equilibrada, pois o teu corpo é teu templo e precisas cuidar bem dele. Podes começar por retirar do teu prato alimentos com excesso de açúcar, gordura e todos aqueles ingredientes que sabes que te faz mal, incluir  a ingestão de mais água diariamente.
  • Estabelece novas metas possíveis de alcançar. Quando temos um objetivo, devemos criar pequenas recompensas diárias para chegar até ele. Pode ser qualquer coisa como aprender um instrumento, um idioma, uma dança, fazer um curso que há muito querias, exercitar mais vezes durante semana…, entre muitas outras. Encontra algo que faça sentido para ti.

Sabias que:

Existem estudos que demonstram que ambientes desorganizados e caóticos podem levar ao stress e à compulsão alimentar, por exemplo, levando, muitas vezes, a estados depressivos.

Mentes caóticas não sobrevivem a organização, bem como mentes em equilíbrio não suportam desorganização.

Karyne Santiago

Organização Externa

Chegou o momento de mudar alguns hábitos em relação à organização da casa, para que a ordem seja contínua e não esporádica. Para tal é necessário iniciar uma rotina diária ou semanal.

No começo pode parecer cansativo ou demasiado, mas rapidamente vais perceber que com poucos minutos por dia consegues manter a casa sempre limpa e organizada. Seguem  algumas dicas:

  • Arruma a cama todos os dias;
  • Dá um jeito à casa de banho diariamente;
  • Usa produtos organizadores que ajudam a manter a organização;
  • Guarda a roupa que não esteja em uso;
  • Programa as refeições;
  • Investe num bom aspirador;
  • Faz uma lista de tarefas e divide-as por tarefas diárias, semanais e distribui pelos habitantes da casa;
  • Cria o hábito de “tirou do lugar, guardou em seguida no mesmo lugar”;
  • Faz uma lista de compras de faltas em casa, à medida que as coisas vão acabando, na despensa, armários, etc.;
  • Otimiza o tempo – há certas tarefas que podes fazer enquanto ouves, por exemplo, aquele podcast que queres muito, aquele curso online que estás a fazer;
  • Usa blocos de tempo, ou seja, agrupa tarefas semelhantes e fá-las todas de seguida. Cria um horário onde todos os dias ou todas as semanas naquele dia, faças aquela mesma tarefa.

O resultado de manteres o teu ambiente externo organizado, é que as energias fluirão positivamente, e estarás a viver uma vida mais fluida, feliz, em plenitude e a desorganização estará a passar longe de teu lar.

Se você não consegue organizar sua casa, nunca conseguirá organizar sua vida. Uma coisa sempre irá refletir na outra.

Karyne Santiago

Organização Espaço Profissional

A organização é uma competência que interessa a empreendedores, gestores e colaboradores, pois representa vantagens para todos.

Assim como é importante manter a organização na nossa casa, é igualmente, no nosso espaço profissional, para tal, eis algumas dicas:

  • Agenda as tarefas semanais e diárias;
  • Aprende a gerir o teu tempo;
  • Prioriza o trabalho mais urgente;
  • Delega tarefas;
  • Arruma o teu espaço físico e virtual;
  • Cria blocos de tempo de trabalho para aumentar a produtividade.

Organize-se! Uma vida planeada é uma vida de conquistas.

Karyne Santiago

Benefícios de manter a Organização

Pessoas organizadas são menos suscetíveis de esquecer tarefas importantes e tendem a sentir-se menos stressadas e ansiosas. Quando tudo está no seu devido lugar, é mais fácil encontrarmos o que precisamos e assim, sobra mais tempo para outras atividades.

A organização ajuda a reduzir o stress, pois, quando sabemos onde as coisas estão, conseguimos fazer mais sem nos sentirmos sobrecarregados. No espaço de trabalho, por exemplo, significa que podemos fazer mais trabalhos de alto impacto sem ficarmos psicologicamente esgotados. E quando visualizamos todo o trabalho num único lugar, fica mais fácil priorizar as tarefas e realizar os itens mais importantes.

Ou seja, ao organizares-te, terás mais tempo para fazeres o que realmente importa, para além de te sentires melhor e mais feliz no teu dia-a-dia, diminuindo o stress, aumentando a criatividade, produtividade e baixando o risco de burnout.

Quando sabemos onde as coisas estão, passamos menos tempo em busca das coisas ou da informação e mais tempo empenhados na execução.

A organização tem impacto em todas as áreas da sua vida.

Karyne Santiago

O que está ao teu alcance?

Tens ao teu dispor várias ferramentas que te ajudam na prática da organização, através de Terapias de Desenvolvimento Pessoal: Curso de Gestão de Emoções, Minicurso Caminho da Felicidade, Programa Reborn, Programa Alquimia d’Emoções, Programa Círculos de Despertar da Essência Feminina, Rituais do Útero, Retiros Coaching. Assim como, Terapias Alternativas e Holísticas que te ajudam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual: Reiki, Cristaloterapia, Barras de Access, Meditação e Mindfulness, Yoga do Riso, Círculos do Despertar e de Cura, Massagem Aromática, Yoga.

O caos na nossa vida, reflete a forma como nos encontramos internamente!

Diana Pinto

Desenvolvi um Programa Online, dedicado às mulheres, onde poderás, através de várias ferramentas mensais, desenvolver a tua Organização. A Alquimia d’Emoções é um programa com subscrição mensal com acesso a meditações, yoga, sessões do riso, dicas sobre cristais e óleos essenciais, frases inspiradoras e mensagens de oráculos para a energia do mês, para além de, 2 encontros mensais, online e em direto, para meditação ao vivo e uma masterclass com temas especiais.

Desenvolvi o Projeto 𝔏𝔢𝔞𝔡𝔢𝔯𝔰𝔥𝔦𝔭, com 3 programas dedicados às empresas para chefes, lideres e colaboradores que queiram ganhar, entre outras, competências interpessoais, que ajudarão no processo de liderança e motivação!

  • Programa Meditação, Mindfulness, Yoga e Yoga do Riso;
  • Programa para líderes;
  • Programa Ascensão Pro.Mo 1.0 para colaboradores.

Recebe as minhas Newsletters, acompanha o meu trabalho, também na minha Página do Facebook e entra no Canal do Telegram da Comunidade Online.

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos e familiares.

Grata pela tua atenção

Diana Pinto

Diana Pinto

Ajuda pessoas que se sentem cansadas emocionalmente a terem uma vida mais equilibrada, tranquila e FELIZ no seu dia-a-dia.

Mais artigos:

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email