Os pensamentos são os grandes responsáveis pelas emoções que sentimos e, consequentemente, pelas ações que realizamos!
Nós não escolhemos o que pensamos, mas às vezes pensamentos negativos aparecem, causando stress, ansiedade, angústia.
Os pensamentos sabotadores são os grandes vilões da nossa vida e podem ser caracterizados como padrões mentais que desenvolvemos na nossa infância, muitas vezes, impostos pelos nossos progenitores, que crescem connosco como paradigmas!
Tipos de pensamento
1º O Crítico – Considerado o principal sabotador é confundido pela voz da razão” e aponta defeitos excessivos em si mesmo
2º O Insistente – Vítima do perfeccionismo! Tenta se convencer que a perfeição é possível, em si e nos outros, levando a estados de ansiedade e frustração.
3º O Prestativo – Sempre à espera do reconhecimento e elogio, tenta, a qualquer preço, estar sempre a agradar os outros, perdendo de vista as próprias necessidades!
4º O Hiper-realizador – Os chamados “workahollic”! Convence-se que só é digno de respeito se tiver desempenho excelente e realizações constantes!
5º A Vitima – Para chamar a atenção e ganhar afetos, incentiva reações emotivas em qualquer situação!
6º O Hiper-racional – Coloca a racionalidade acima de tudo, até mesmo nos relacionamentos, provocando falta de flexibilidade nas relações pessoais e profissionais
7 º O Hiper-vigilante – O estado de alerta constante gera intensa ansiedade, em relação aos perigos que o cercam!
8º O Inquieto – Sempre em busca de emoções maiores, não presta atenção nem aprecia o momento presente, perdendo o Foco!
9º O Controlador – Sempre à frente no comando com necessidade de dirigir e controlar situações, a curto prazo até obtém resultados, mas a longo prazo pode gerar ressentimentos nos outros, impedindo que o grupo exerça capacidade plena!
10º O Esquivo – Concentrar apenas nos aspetos positivos e prazerosos, pode fazer com que a mente adie soluções ou evite conflitos, que poderão ser necessários!
Solução
Aprender a lidar com eles é o grande segredo para conquistarmos uma vida mais equilibrada, tranquila e feliz e, para isso, é fundamental identificar nossos pensamentos sabotadores, aceitar que são apenas pensamentos e que os mesmos não nos define e ressignificá-los!
𝐂𝐡𝐞𝐠𝐨𝐮 𝐨 𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐢 𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐭𝐮𝐚𝐬 𝐞𝐦𝐨çõ𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐮𝐦𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐥𝐢𝐛𝐫𝐚𝐝𝐚, 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐪𝐮𝐢𝐥𝐚 𝐞 𝐟𝐞𝐥𝐢𝐳!
Podes acompanhar o meu trabalho na minha Página do Facebook e entrares no Canal do Telegram da Comunidade Online.
Gostaste do artigo? Deixa um comentário e partilha com os teus amigos e familiares!