Renascer após o Cancro – Ressignificar

Reedição do Texto publicado no dia 14/09/2020

Esta é, sem dúvida alguma, a palavra que melhor define o processo pelo qual passei – RESSIGNIFICAR.

No momento em que recebi a notícia disse que não iria ser o Cancro que me iria derrotar… e aqui estou eu de PÉ e a percorrer o caminho da FELICIDADE!

res·sig·ni·fi·car
(re- + significar)

verbo transitivo

Dar um outro ou um novo significado a (ex.: ressignificar uma experiência).

 

O dia-a-dia é feito de momentos bons e menos bons, muitas vezes, originados pelo mundo externo, o qual nós não conseguimos controlar. Isso não significa que tenhamos que ficar eternamente presos e a reviver esses momentos.
 
Não digo que seja fácil, mas temos que estar recetivos à mudança que, com apenas a alteração do significado, podemos ter na nossa vida.
 
No meu caso, por exemplo, podia ter ficado a lamentar o sucedido, poderia ter ficado num lupo hipnótico de “Ai, coitadinha de mim! E agora! Porquê eu? Vou morrer!!!!”. Não digo que estes pensamentos não me tenham passado pela cabeça, porque iria mentir! Quem não?! Mas não fiquei presa a esses pensamentos e avancei! Fiquei à procura do que é que aquela doença me estava a querer dizer! O que o meu corpo me tinha estado a transmitir à tanto tempo que não ouvi, para chegar àquele ponto!
 
Ressignificar não é apenas construir um significado diferente ao presente! Ressignificar é atribuir um novo significado passado, pois consigo ver a situação de forma diferente, e alterar assim, o presente e o futuro!
 
Não temos que viver, eternamente, presos ao passado! Pelo menos ao passado que alimentamos! O que temos é que ter a capacidade de respeitar o acontecimento, aceitar e perdoar, atribuir um novo significado, retirar a aprendizagem e seguir em frente! 
 
“O problema não é o problema, mas sim como você reage ao problema.”
Hoje trago 3 dicas para ti que estás a passar por um momento desafiante na tua vida:
1º Não focares no problema
2º Dá um novo significado
3º Procura a solução

Se precisares de ajuda procura, não tenhas vergonha ou medo. O importante é conseguires ultrapassar esse processo!

* Reedição do Texto publicado no dia 14/09/2020 do blogue
https://renasceraposocancro.blogspot.com/ 

Beijinhos no coração

Diana Pinto

Desenvolvi um Ebook sobre 10 Sinais de Burnout Emocional, que poderás descarregar grátis e partilhar com alguém que aches que faça sentido.

Também podes acompanhar o meu trabalho na minha página do Facebook , Instagram e entrares no Canal do Telegram da Comunidade Online.

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos e familiares.

Obrigada

Diana Pinto

Diana Pinto

Ajuda pessoas que se sentem cansadas emocionalmente a terem uma vida mais equilibrada, tranquila e FELIZ no seu dia-a-dia.

Mais artigos:

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email