Pressão Social e os Efeitos da Pandemia!

O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma. Abraham Maslow

A pressão que nos é imposta pela sociedade, em parte por culpa dos media e das redes sociais, que nos mostram uma visão da vida, muitas vezes irreal e que, por vezes, criam padrões comportamentais nos jovens e adolescentes, que crescem com essas situações como sendo normais, fazem com que essas próprias exigências criem depressões e estados de ansiedade, cada vez mais cedo, já que nós – SERES HUMANOS – não estamos preparados para saber lidar com as nossas emoções, nem a filtrar os nossos pensamentos daquilo que precisamos para crescer de forma saudável, crescendo pessoas inseguras e depressivas.

Os vários casos de jovens que têm posto termo à vida, devia levar-nos a pensar e repensar acerca da carga emocional que estamos a passar aos nossos jovens. 

Importância do Autoconhecimento

É muito importante estarmos atentos às nossas crianças, adolescentes e jovens e proporcionar-lhes ferramentas de autoconhecimento como:
– Autoconsciência,
– Autorresponsabilidade,
– Automotivação,
– Autocontrolo,
– AMOR-PRÓPRIO. 

Porque quando nos conhecemos, ganhamos a capacidade de estabelecer limites e de pedir ajuda quando assim é necessário, assim como identificar, regular e alterar o estado emocional.

Tudo isto se aplica também aos adultos, pois se em jovens não conseguimos regular o nosso estado emocional, a probabilidade de desenvolver estados depressivos em adultos é GIGANTE!!

Portugal em números

Já tinha partilhado, num outro artigo do blogue, um estudo feito pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental de que 22,9% dos Portugueses e que representa mais de um quinto da população portuguesa, sofre de uma perturbação psiquiátrica, sendo o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa. 

Os Efeitos Pandémicos

Sendo este estudo pré-pandémico, arrisco dizer que estes dados estão desatualizados, devido ao stress causado pela pandemia, nos últimos 2 anos, quer pelo medo de contrair a doença quer pelas consequências sociais e económicas resultantes das medidas adotadas para controlar o contágio. O medo e a incerteza do futuro, o distanciamento físico (isolamento e confinamento) e social (manifestações de carinho), consequências socioeconómicas (perda de rendimento, desemprego), e, também, os efeitos diretos do vírus no sistema nervoso central, estão como os principais fatores que impactam negativamente a saúde mental e emocional das pessoas em geral.

Perturbações Mentais

As perturbações de ansiedade são as que apresentam uma prevalência mais elevada.

A ansiedade é uma reação normal ao stress do dia-a-dia.

Apenas se pode falar em perturbações de ansiedade quando existe um medo e ansiedade desproporcionado, que perduram há pelo menos seis meses e que têm um verdadeiro impacto na vida quotidiana.

Já a depressão é um estado caracterizado por um sentimento de tristeza e pela perda de interesse por atividades que antes eram tidas como agradáveis.

Para ser considerada perturbação, estes sintomas persistem pelo menos duas semanas acompanhados por alterações no apetite e nos padrões de sono, fadiga, dificuldades de concentração, indecisão, pensamentos suicidas ou sentimentos de inutilidade, impotência e desespero.

A depressão afeta ao longo da vida cerca de 20% da população portuguesa e é considerada a principal causa de incapacidade e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis.

Uma em cada quatro pessoas em todo o mundo sofre, sofreu ou vai sofrer de depressão.

O que está ao teu alcance?

Tens ao teu dispor várias ferramentas que te ajudam a identificar, regular e alterar o estado emocional, através de Terapias de Desenvolvimento Pessoal: Curso de Gestão de Emoções, Coaching. 

Assim como, Terapias Alternativas e Holísticas que te ajudam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual: Reiki, Cristaloterapia, Barras de Access, Meditação e Mindfulness, Yoga do Riso, Círculos do Despertar e de Cura

Se fazes dietas daquilo que comes, porque não fazes dietas daquilo que vês, ouves, pensas e sentes?
Chegou o momento de implementares na tua rotina o Detox Mental e Emocional para trazeres mais saúde mental e emocional para o teu dia-a-dia

Diana Pinto

Desenvolvi um Curso Online onde poderás Aprender a Gerir as Tuas Emoções em 30 dias.

Também podes acompanhar o meu trabalho na minha Página do Facebook e entrares no Canal do Telegram da Comunidade Online.

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos e familiares.

Grata pela tua atenção

Diana Pinto

Diana Pinto

Ajuda pessoas que se sentem cansadas emocionalmente a terem uma vida mais equilibrada, tranquila e FELIZ no seu dia-a-dia.

Mais artigos:

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email