Equilíbrio entre Dar e Receber

"O equilíbrio entre o dar e o receber mantém o amor na relação". Bert Hellinger

Dezembro último mês do ano, mas também um mês de solidariedade, de amor, compaixão, bondade.

É um mês bastante emocional pois neste mês são revividas memórias, remexidas feridas de ausências e perdas.

Mas o que quero mesmo é falar sobre a energia entre dar e receber! 

Lei de dar e receber

A Lei do Dar e Receber foi observada por Bert Hellinger, pai das Constelações Familiares, em grupos sociais, como sendo de extrema importância para o funcionamento e manutenção dos sistemas a nível geral.

Bert Hellinger defendeu a existência de três Leis das Ordens do Amor: Hierarquia, Pertencimento e Equilíbrio entre Dar e Receber ou Equilíbrio de Troca.

Equilíbrio entre dar e receber

É necessário haver um equilíbrio entre dar e receber, em qualquer que seja o relacionamento que temos com os outros e devemos saber receber o que nos estão a dar, de forma consciente.

Cada um apenas pode dar aquilo que lhe é possível dar.

Mas por vezes, o que acontece é que, devido a crenças e padrões temos descompensada esta balança e desequilibrado aquilo que seria justo dar que, por vezes, é mais do que aquilo que recebemos.

Necessitamos de equilibrar estas duas energias, quer sejas uma pessoa que está sempre à espera de receber, quer sejas uma pessoa que está sempre disponível para dar, pois o desequilíbrio em qualquer das situações, pode ser bastante penoso, ficando para quem, só recebe, uma dívida de ações difíceis de “liquidar”.

A retribuição, quer seja física ou emocional, fica por vezes tão desproporcional que, por vezes, o desequilíbrio gera tensões e problemas em vez de soluções

Consequência

As consequências deste desequilíbrio é o abandono da relação, seja ela familiar ou profissional, por não conseguir suportar doar mais do que realmente deveria ou por não conseguir suportar a dívida..

Solução

A solução para este desequilíbrio é fazer apenas aquilo que me cabe, dentro do que eu posso receber. Do outro tomo também apenas aquilo que é o justo, sendo grata pela sua disposição, mas na exata medida em que o outro possa oferecer.

Não só nesta época festiva, mas em todos os restantes dias do ano, é importante dar ajuda, mas também ter a humildade de pedir e receber
ajuda, mas sempre feito em equilíbrio!

Cada um dá o que tem no coração e cada um recebe com o coração que tem!

Oscar Wilde

É também em dezembro que devemos nos permitir parar, fazer um balanço do ano que está a terminar e estruturar o ano que está prestes a iniciar.

Na Reflexão do Ano 2021 e Resolução de Objetivos para o Ano 2022, iremos faz uma análise do que correu bem e do que correu menos bem em 2021, iremos traçar objetivos para 2022 – quais os resultados que queres alcançar e que ações precisas tomar para atingir a meta. Ainda tens acesso a uma meditação que te vai ajudar a iniciar o novo ano.

Já entraste na Comunidade do Telegram? Recebe as novidades aderindo ao Grupo.

Gostaste do artigo? Deixa um comentário e partilha com os teus amigos e familiares!

Diana Pinto

Diana Pinto

Ajuda pessoas que se sentem cansadas emocionalmente a terem uma vida mais equilibrada, tranquila e FELIZ no seu dia-a-dia.

Mais artigos:

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email